28 janeiro 2021


Porque é tão importante a interação entre as crianças? Opa, e a pandemia, como fica?

 Bom, primeiro me responda uma pergunta? Porque é tão importante o ser humano viver de interações? 

          É provável que você imagine a resposta e sabe a importância da interação na vida do ser humano, então porque ainda existem pais que não acreditam ser a melhor opção para seus filhos irem para a escola? Agora nesse cenário de pandemia, realmente se torna um assunto ainda mais polêmico se for levar em consideração os perigos que o vírus pode causar a uma família inteira, só pelo fato da criança voltar a frequentar a escola. Porque neste momento ninguém sabe ainda, e esta um pouco longe de saber e de se ter certeza dessa resposta com relação ao vírus que ainda se encontra solto por ai. 

No entanto, sabemos que só trancados em casa, a pandemia não se restrita somente ao vírus, mas há vários outros tipos de problemas e de saúde inclusive. 

A falta de interação tanto dos adultos quanto das crianças se torna estressante, e a rotina familiar fica com certeza abalada. As opções hoje de entretenimento que mais são encontradas são em frente as telas, e a interação é limitada. De verdade a incerteza ainda aparece no momento em que temos que sair de casa, e se deparamos com uma situação que não estamos preparados, que é a incerteza de que voltando para casa estará tudo bem, ou de que agora a saúde esta comprometida. Falo isso, por experiência própria. Há poucos dias como vinhamos fazendo, as meninas brincaram com uma amiguinha do parque de casa, foi maravilhoso, se divertiram muito. A amiga acabou rebentando a máscara e então ficou sem já que a mãe disse que logo a menina iria para casa. Nessa ocasião não havia como pedir para elas pararem a brincadeira e ir para casa pois estava interessante já que quase não saímos e minhas filhas de mascaras direto, o problema é que não imaginamos que uma criança assintomática iria poder passar o vírus para nossa mais velha e que após 3 dias nossa rotina mudaria completamente. 

O problema é que, não deveríamos ter saído de casa, certo?

Espera ai...... como assim?

Nós já tínhamos uma rotina de saídas e os lugares já exatamente os mesmos desde o inicio da pandemia, porque agora se preocupar com isso não é mesmo?

Mas existem pessoas que não pegaram o vírus, e pessoas que pegaram e falam: "agora que já pegamos nem dou mais atenção". 

Mas vou dizer uma coisa, a interação pode esperar um pouco, pois agora a prioridade é a saúde, e se a interação é tão importante, porque os próprios pais não fazem esse papel?

Pelo simples fato de que a interação entre pais e filhos precisa ser novamente realinhada, tem muitos pais largando os filhos com pessoas que eles nem imaginam o que fazem com seus filhos, mas depois é tarde. 

A interação com a criança é agora, após ela crescer, cresceu e a personalidade e os valores e as crenças já foram formadas. 

As crianças necessitam brincar, falar, combinar, criar estratégias com sua faixa etária pois isso as torna pensadoras, formadoras de opinião, e para isso é necessário a interação das crianças sim, com toda a certeza. 

Mas por favor pais, e profissionais que cuidam das crianças, elas precisam usar mascara quando saem fora de casa, e se há alguém na família com o vírus, cuidar para que elas não fiquem vulneráveis. Protejam as crianças e todos serão protegidos. 

Agora com todo o respeito, estou indo ali brincar e interagir com minhas pimpolhas. 

Se você gostou, pode compartilhar, pode repassar, vale a pena colocar a mente para pensar nas coisas certas a fazer. 

Fique com Deus!

Até logo.

::::::Artigo desenvolvido por: Cristiane Landgraf Simon::::::

2 comentários:

  1. Parabéns pelo seu artigo, adorei, estamos vivendo essa pandemia mas se Deus quiser logo irá passar então as pequenas poderão vivenciar experiências com outras crianças por enquanto temos que ajudá-las como podemos!

    ResponderExcluir

ALFABETO COMPLETO TIPOS DE LETRAS

 ALFABETO COMPLETO TIPOS DE LETRAS